quarta-feira, 14 de julho de 2010

Realidade Virtual na Educação

Um dos principais desafios da educação é obter aprendizagem significativa dos alunos. Variados são os métodos, estratégias e recursos utilizados pelos educadores em prol desse fim. No entanto, os registros dos resultados sempre indicam que há muito que se fazer, que ainda é necessário buscar saídas para que o ensino se transforme em aprendizagem. Nesse contexto, a realidade virtual aplicada à educação se configura como um importante recurso de ensino, como demonstra Filho (2005)

Vários autores relatam o uso de simulações tridimensionais no ensino e treinamento, comprovando a eficiência desta tecnologia para tal fim (Byrne et al.,1995; Dede et al.,1994; Rose et al.,1995). Através de um software de desenvolvimento de ambientes 3D, é possível modelar maquinários, veículos e dispositivos, e simular o comportamento real do equipamento. Isso pode economizar dinheiro e ciclos de desenvolvimento, e permitir sessões de treinamento e validação feitas com o produto virtual. (FILHO, 2005:40)
De acordo com esse autor, a realidade virtual permite ao aluno controlar ativamente o ambiente e observar diretamente o comportamento de objetos no interior do mundo virtual. Esse comportamento faz com que o significado de fenômenos multidimensionais seja ampliado e assim se obtenha uma melhor compreensão.

É importante, destacar também que os alunos são estimulados por suas interações em ambientes virtuais educacionais, induzindo-os a passar a dar mais atenção e utilizar-se de uma maior concentração em uma tarefa (Bricken et al., 1993).

A RV já é utilizada em diferentes áreas de aprendizagem, cursos de atualização, apresentação de produtos, entre outros. Destaca-se a ampla aplicação na medicina, em educação, treinamento, diagnóstico, tratamento e simulação de cirurgia, como relatado por [Machado,2003].

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, a realidade virtual está sendo utilizada para os mais diversos fins nas diversas áreas da ciência, sendo que na última década aplicações médicas utilizando realidade virtual passaram a ser desenvolvidas, tornando essa área comercialmente e clinicamente importante em termos de tecnologia aplicada à medicina [SZÉKELY e SATAVA, 1999]. (MACHADO,2003:13)
Entre as diversas aplicações, o foco principal deste projeto de pesquisa é a aplicação da RV na educação, principalmente, a educação profissional.

O ensino técnico profissionalizante apresenta duas interfaces significativas: a abordagem da formação do ser com temáticas mais universais e a abordagem do conhecimento técnico profissional. Neste último aspecto é necessário que os saberes teóricos se desenvolvam lado a lado com os saberes de aplicação da prática.

Nesse direcionamento, o presente projeto de pesquisa objetiva fazer uso da RV para desenvolver a aplicação prática da teoria ensinada aos alunos de uma escola técnica brasileira.

Acredita-se que as atividades permanentes de prática profissional articuladas com o ensino possibilitam desenvolver competências para constituir um trabalhador polivalente, que pode, quando bem preparado, ser mais autônomo para decidir o seu percurso no mercado de trabalho. Em decorrência disso, hoje o professor está sendo levado a entender que não é mais a única fonte legítima de conhecimento para seu aluno. Talvez este seja mais hábil e mais rápido para ir à Internet buscar muitas informações. Mas enquanto isso acontece, o verdadeiro papel do professor é fortalecido, ou seja, ajudar o aluno a dar sentido às informações, avaliando, criticando, compreendendo, julgando a pertinência e aplicando-as na prática.

Dada dificuldade de se conceber laboratórios específicos para prática de disciplinas que envolvem riscos aos alunos, professores, meio ambiente ou a comunidade, a RV vem de encontro a esta dificuldade, possibilitando a criação de ambientes virtuais que simulem um ambiente operacional, sem que o as pessoas fiquem expostas a risco de acidentes.

É nesse ponto que a presente pesquisa se justifica, uma vez que busca criar ambientes virtuais de ensino prático para essas disciplinas. O uso da RV objetivará assim otimizar a aprendizagem, tornando-se uma facilitadora nas práticas do ensino. Nesse sentido, Hounsell, Silva e Gasparini (2008:636) afirmam que

Através da aplicação de técnicas de Realidade Virtual (RV) na aprendizagem é possível produzir ambientes que facilitem o aprendizado ou até mesmo complementem o conteúdo apresentado ao aprendiz, seja pela criação de realidades alternativas, que no mundo real não existam, seja pelo resgate de experiências anteriores, facilitando a construção de novos conhecimentos ou, pela participação ativa e intensa requerida do usuário. (HOUNSELL, SILVA E GASPARINI, 2008:636)

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