quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como assim?

Os avanços tecnológicos nos dispositivos e nos computadores permitem-nos afirmar que a tecnologia existe e que está disponível, mesmo que o usuário não perceba sua presença, pois ela trabalha para ele de forma invisível.


A evolução das tecnologias de hardware, software e telecomunicações tem feito com que os computadores se ajustem às pessoas, possibilitando uma interação maior e atendendo as diversas necessidades, dentre elas as de educação.

A realidade virtual (doravante RV) aparece como uma nova geração de interface, rompendo a barreira do monitor e fazendo com que o computador responda às ações do usuário com interações mais naturais. Com origem na década de 60, a RV tomou força em meados dos anos 90, quando, os avanços tecnológicos, possibilitaram a execução da computação gráfica interativa, por meio de computadores.

A interface com RV utiliza controle tridimensional interativo de processos computacionais. O usuário pode utilizar seus sentidos e conhecimento intuitivo do mundo físico para administrar o espaço virtual e nele poder visualizar, manipular e explorar o ambiente em tempo real usando seus sentidos e movimentos naturais do corpo. Para que isso seja possível, se faz necessária a utilização de dispositivos como capacetes, luvas e auscultadores para visualização e controle dos objetos virtuais, dando ao usuário a impressão de estar imerso em um ambiente real.

Devido ao grande potencial para aplicação, nas mais variadas áreas do conhecimento, tais como: educação, pesquisa, treinamento, negócios, prototipação, lazer, a RV é considerada como uma área com futuro promissor.

No campo da educação já são várias as experiências com a RV, o que comprova a eficiência desta tecnologia, a criação de ambientes 3D, através de software, é primordial para simulação de maquinário necessário para representar o mundo real. Com isso é possível economizar tempo e dinheiro podendo treinar usuários ou até testar produtos antes mesmo de produzi-los.

Ao utilizar recursos disponibilizados pela RV, podemos criar uma gama imensa de possibilidades voltada para o ensino e aprendizagem, onde é possível simular ambientes industriais que só existem em lugares longínquos, em nossa frente sem a necessidade de empregar recursos financeiros para o transporte dos interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!