quarta-feira, 14 de julho de 2010

O que é Realidade Virtual?

A Realidade virtual pode ser vista como a forma mais avançada de interface com o usuário [1], em que o usuário estará inserido em um ambiente virtual e este responderá às ações do mesmo.

O conceito de RV é baseado na construção de ambientes gráficos tridimensionais, com o uso de equipamentos específicos (Capacetes, Luvas, Sensores) que permitem a interação e manipulação de elementos dos cenários construídos, com a completa sensação de imersão (estar dentro do mundo virtual). Interatividade, manipulação, imersão, são os três pontos fundamentais que diferenciam esta tecnologia de outras. A principal idéia da RV é proporcionar ao usuário a sensação de estar em outro ambiente.

Os seres humanos captam informações sensoriais do ambiente em que estão a partir dos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. A informação sensorial é interpretada e integrada pelo cérebro, produzindo assim, as sensações.

São várias as definições de RV, mas podemos simplificá-la em um ambiente gerado por computador onde o usuário pode estar imerso, interagindo com este ambiente, que pode ser uma simulação de um mundo real ou imaginário. Segundo Siscoutto e Kirner (2008),

a realidade virtual surge então como uma nova geração de interface, na medida em que, usando representações tridimensionais mais próximas da realidade do usuário, permite romper a barreira da tela, além de possibilitar interações mais naturais. (SISCOUTTO e KIRNER, 2008:3)
A sensação de estar imerso no ambiente virtual é possível pela simulação de cenários, que dão uma resposta sensorial fora do espaço em que a pessoa se encontra. Com isso, recorre-se à criação de novas sensações relacionando-as com a posição e reações em que se encontra o indivíduo.

Deve-se observar que para se obter uma simulação convincente e efetiva, torna-se necessário a coordenação das sensações obtidas dos vários sentidos, principalmente, aqui no contexto de ambientes simulados, as sensações auditivas, as visuais e as tácteis.

• Sensações auditivas são fáceis de simular necessitando, apenas, de auscultadores.
• Sensações visuais são complicadas de simular, pois devem dar a noção de perspectiva. Pequenas telas (montadas em óculos) acopladas ao capacete são usadas, juntamente, com os sistemas de localização e orientação para se ter a sensação das três dimensões.
• Sensações táteis, também são complicadas, mas podem ser obtidas através de uma luva espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!